top of page
Buscar

5 maneiras de compensar notas baixas na sua application


É muito comum que alguns alunos se sintam angustiados por não conseguirem obter notas competitivas no SAT ou no ACT. Mas, com a maneira como o processo de aplicação no exterior funciona, esse problema pode ser facilmente solucionado.


Ao contrário do Brasil, no exterior, o aluno não é apenas avaliado por seu desempenho acadêmico, mas sim, por um processo holístico que analisa todas suas nuances. Logo, destacando outros pontos positivos em seu currículo é possível que um aluno se destaque para os secretários de admissão da universidade.





1. Atividades extracurriculares


Um critério para se prestar muita atenção é o currículo de atividades extracurriculares. As universidades observam esse requerimento com muita minúcia, em busca de alunos com atividades extracurriculares que se encaixem com os valores da universidade e que demonstrem que aquele estudante pode agregar positivamente para sua comunidade.


Uma boa dica é procurar uma atividade extracurricular que seja interessante para você, mas que também destaque para a universidade alguma habilidade única sua. Pense bem: no período de application algumas universidades recebem cerca de 40 mil aplicações, então, é seu papel fazer com que a sua se destaque de alguma forma.




2. Essays


Outro critério no qual você pode se destacar são as essays. Quase todas as universidades ao redor do mundo exigirão que o aluno envie pelo menos uma redação, então por que não utilizá-las para se destacar?


As essays são os espaços das applications destinados a mostrar quem você é para além das notas e atividades extracurriculares. Como é sua personalidade? Você tem alguma história de vida marcante? Você tem algum talento especial? Quem você é para seus amigos e familiares? Isso tudo pode ser abordado nas redações para ajudar a te destacar ainda mais nas suas candidaturas.




3. GPA Alto


O SAT não é o único critério acadêmico avaliado pelas universidades. Então porquê não compensar um critério acadêmico com outro? É de senso comum que às vezes fatores externos podem prejudicar a nota de um aluno, então obviamente um GPA alto é considerado na hora da revisão dos applications.




4. Lista de Universidades


Uma maneira bem simples de impedir que uma nota baixa no SAT acabe prejudicando sua candidatura é simplesmente não enviar a nota para as universidades. Depois da pandemia, muitas universidades optaram por deixar os alunos escolherem se iriam ou não enviar os resultados do SAT, já que em alguns locais as provas foram frequentemente canceladas, impedindo que muitos alunos ao menos tivessem os resultados para enviar.


Assim, se você não obteve uma nota satisfatória no SAT é possível escolher para sua lista apenas universidades que mantêm o envio da nota como um critério opcional.




5. Superscore


Se o estudante tiver disponibilidade para repetir a prova do SAT, essa também é uma opção viável para obter uma nota mais competitiva. O superscore é um mecanismo do SAT que combina as duas maiores notas de cada sessão do aluno, mesmo que elas tenham sido de provas diferentes. Ou seja, se na sua primeira prova você foi super bem em Inglês mas a sua nota de Matemática te prejudicou é possível focar em melhorar a nota de matemática na próxima prova para poder aumentar sua nota final.




O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo!



70 visualizações0 comentário
bottom of page