Buscar

Modalidades de Bolsas de Estudo


Quem pensa em estudar no exterior, logo pensa nas oportunidades de bolsa de estudos. E claro, nós conseguimos te ajudar com isso! Mas antes é muito importante entender quais são as modalidades de bolsa que existem, já que existem diversas oportunidades e elas também podem variar de acordo com a universidade para a qual você estará aplicando.





1. Merit based


As bolsas de estudo por mérito são as bolsas concedidas para os alunos que se destacam academicamente. Os critérios variam de acordo com a competitividade da universidade em questão e de quantos alunos estão aplicando, mas usualmente são analisadas as notas do SAT e o GPA do aluno.

Esse é dos principais motivos que sempre incentivamos os alunos a fazerem a prova do SAT, mesmo quando ele é opcional na sua universidade de escolha. Também gostamos de lembrar que a nota mínima no SAT dos candidatos a essas bolsas de estudo é de 1300 e o GPA gira em torno de 3.0.




2. Athletic


Essas são bolsas de estudo destinadas aos alunos-atletas, que irão se juntar ao time da universidade. Tais bolsas são concedidas pelo técnico do time, que geralmente tem um orçamento destinado especificamente para isso. Mas, não se enganem, essa não é uma bolsa fácil de conseguir. É necessário que haja um "match" entre o aluno e a universidade, de forma que haja um lugar no time que se encaixe no perfil do atleta, e esse atleta em questão tenha um desempenho que se destaque para a universidade.




3. Need Based


As bolsas por necessidade existem, porém, já avisamos: elas são muito complexas e raras. Elas são basicamente bolsas de estudo ofertadas exclusivamente para alunos de baixa renda, que devem comprovar para a universidade sua condição financeira através de diversas documentações - comprovante de imposto de renda, informação de patrimônio e gastos mensais. Além disso, é importante ter em mente que a prioridade para receber essas bolsas geralmente é de residentes do país da universidade.




4. Others


Além das bolsas mais comuns, existem algumas que são mais particulares e específicas de cada universidade. Elas podem ser concedidas considerando a etnia do aluno ou alguma posição ocupada por ele na universidade, por exemplo.


  • Leadership: concedida a alunos que apresentam habilidades de liderança, como: proatividade, representatividade, pensamento no coletivo, etc. Uma boa dica é escolher atividades extracurriculares que exijam essas skills.

  • International Ambassador: bolsa para alunos que se dispõe a ocupar um cargo de ser referência para todos os alunos internacionais do seu país.

  • Etnia: há bolsas destinadas exclusivamente a alunos de certa etnia, como por exemplo alunos de países latinos ou africanos.




O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo!



10 visualizações0 comentário